Macro fotografia em Odontologia: Não se aprende, se treina. Parte 1

November 27, 2016

Claro que existe um pouco de exagero no título deste artigo, no entanto, também é correto, saber que o conhecimento técnico não é suficiente para o domínio da imagem. A pessoa vai notar que sua trigésima fotografia vai ter algo melhor que a primeira, embora tenha os mesmos conhecimentos da técnica fotográfica.

Alguns conhecimentos básicos são necessários para qualquer tipo de fotografia, como: Distância focal, abertura do diafragma, velocidade do obturador, ISO e fotometria. Depois disso, é começar a treinar...

Para não tornar o artigo muito grande, vamos por etapas. Isto é: Por unidades.

Unidade I : Distância Focal

A grosso modo, chamamos de distância focal, a distância que se forma a imagem e o sensor da câmera. Uma lente que apresenta uma distância focal de 50mm, oferece um campo de visão muito próximo ao campo de visão de um olho humano. Por isso, tomando por base esta lente, verificamos que, a que apresenta distância focal menor, por exemplo 11mm, chamada de grande angular, tem um campo e visão maior. Ao contrário, lente com distância focal maior, como de 300 mm, chamada de teleobjetiva, tem um campo de visão menor. De um modo geral, lentes provocam algumas distorções nos objetos fotografados, como é o caso das grandes angulares.

Se admite, que as lentes que apresentam distâncias focais entre 90 a 135 mm, são as que provocam menos distorções, por isso, são as mais usadas na macro fotografia, principalmente quando usadas em saúde, como a fotografia em odontologia, que necessita de maior fidelidade possível do objeto fotografado. Em termos gerais, as câmeras Canon e Sony são usadas as lentes de 100mm, enquanto na Nikon, se utiliza a de 105 mm, que são as fabricadas por estas marcas. No caso de fotografias que se exigem uma grande proximidade como o objeto a ser fotografado, as lentes devem ser "macro e fixa", e não com zoom. Como se observa, isto cria o primeiro obstáculo  neste tipo de fotografia, para câmeras que não suportem  estas lentes.