Macro fotografia em Odontologia. Se treina. Parte 7

February 19, 2017

 

A macro fotografia exige equipamento específico para obtenção de bons resultados, como: câmera, lente e flash.

A câmera  deve ser do tipo DSLR, que permite a adaptação da lente adequada para este tipo de fotografia. Esta câmera permite realizar as configurações específicas, como, abertura do diafragma e velocidade do obturador ideais, estudadas em postagens anteriores. Em Odontologia, as fotografias intra bucais necessitam na maioria das vezes uma boa profundidade de campo, para termos incisivos e molares bem focados, e devem ser feitas com uma velocidade de abertura do obturador, suficientemente rápida, para evitar que a foto fique tremida. Estas configurações ideais, não se conseguem com câmeras compactas ou celulares. Deste modo, deve-se lembrar que fotografias intra bucais devem ser feitas com Velocidade do obturador 125 e abertura do diafragma f 22 a f 32.

Em odontologia, não é importante se a câmera é fullframe (sensor 35mm) ou tem corte. (sensor menor).

Alternativas com câmeras compactas

É possível usar a câmera compacta, no entanto, é preciso estar ciente que os resultados não serão os mesmos obtidos com a DSLR. Para diminuir as restrições deste tipo de câmera,  deve-se colocar no tipo P, que representa um “semi automático” e configurar desta maneira: (Se a câmera permitir)

Modo de cor: Normal

Foco: Ponto

Equilíbrio dos brancos : Auto ou Flash

ISO: 100 ou 200

Qualidade da imagem: Fine

Flash: Menor intensidade

Opção Macro: Ligado para fotos intra orais e desligado para fotografia de face

Resolução : Máxima que a câmera permitir

Zoom digital: Desligado

Redução dos olhos vermelhos: Desligados.

Não é possível obter foco com a câmera muito próximo, por isso, a função macro (florzinha) deve ser ativada, e a câmera deve ser mantida entre 30 a 40 cm de distância. Para fotografia de face a função macro deve ser desativada e a distância deve ser um pouco mais de um metro.

A opção qualidade, deve ser assinalada a maior possível (menor compressão). Caso se deseje a foto de pequenos arquivos (áreas pequenas),  não se deve aproximar a câmera  e sim fazer a fotografia com o tamanho normal, (arquivo grande), e depois fazer o recorte na edição.

Nunca usar o zoom digital. Este aumenta a imagem e diminui a qualidade.

Como é impossível usar o flash tipo circular ou twin, e a opção de usar os iluminadores de LED nem sempre se traduz em bons resultados, deve-se usar o flash da câmera, fazer o ajuste, se possível, e manter a distância de 30 a 40 cm. Usar o zoom óptico.

 

 

Please reload