Macro fotografia em Odontologia. Se treina.Parte 9

March 5, 2017

Outro equipamento  de grande importância para a macro fotografia é o flash. Afinal, a luz é a matéria prima da fotografia. 

Intensidade do flash

A intensidade da luz emitida pelo flash, é sempre maior que a luz utilizada normalmente em uma sala, inclusive, a que é proveniente do refletor de um consultório odontológico. Por isso, desde que se use um flash apropriado, a luz do refletor não é capaz de interferir na fotografia. No entanto, o flash com ledes tem demonstrado uma intensidade de luz insuficiente para se fotografar com diafragma f 22 ou f 32, em uma velocidade de 125. Portanto, é melhor usar o flash da própria marca da câmera. Outra opção é usar o flash de marcas consagradas, como a sigma, ou outro que seja compatível com as câmeras Nikon ou Canon. No caso da Sony, a sapata não aceita flash de outra marca, e os adaptadores deste flash para sapata da Sony, retira a função TTL ( automática ) do flash.

Tipos de Flash

Atualmente existem duas opções: O tradicional flash circular e o twin, que pode ser com fio ou wireless. Para escolher qual o flash usar, principalmente em Odontologia, o profissional deve procurar saber qual o seu objetivo. Qual a mensagem que deseja enviar. Como as fontes de luz do flash circular, ficam mais próximas, este flash é ideal para fotos intra bucais, por deixar o corredor bucal mais nítido, embora tenha o inconveniente da luz provocar um reflexo nos dentes anteriores, o que dificulta a obtenção da textura dos dentes ou gengiva, devido a luz incidir diretamente sobre os mesmos. O Flash twin, é composto de tochas separadas e mais afastadas do centro, o que provoca uma menor claridade no corredor bucal. No entanto, é muito bom para fotografias de face, modelos protéticos, ( ou pequenos objetos ), fotos de perfil em que se deseja textura dos dentes e também para fotos artísticas, dentro ou fora da Odontologia. Este flash, permite colocar a fonte de luz  em ângulos diferentes, o que permite colher diferentes resultados. Outra vantagem do Flash Twin, é que ele permite facilmente o uso de mini rebatedores e mini difusores, proporcionando uma luz mais suave e consequentemente melhores resultados fotográficos, principalmente em relação a textura, dos dentes e gengiva na Odontologia e em outros objetos fotografados durante a macro fotografia.

Existem tipos de adaptadores para fixar as lâmpadas do flash twin, chamados braços dual, que são flexíveis e possibilitam colocar as lâmpadas em distâncias diferentes, inclusive, bem na frente da lente,  mais próximas, mais fechadas, permitindo  usar o twin como se fosse um flash circular. É importante para quem trabalha sozinho, na odontologia, ou qualquer tipo de macro fotografia, para fixação da luz em pontos diferentes.

O flash deve ser usado no modo TTL, neste modo, o flash tem um controle automático de intensidade de luz necessária para a fotografia. Quando, mesmo usando a função TTL não se consegue a quantidade de luz adequada, o controle pode ser manual. Neste caso, esta variação de intensidade de luz vai de Menos 3 a mais 3 pontos.( É necessário ver  no manual da câmera os passos para o controle desta função ). Os adaptadores para sapata retiram a função TTL.

Em caso de dúvidas, utilize o email que se encontra na página "SOBRE MIM ". 

 

 

Please reload