Macro fotografia em Odontologia. Se treina. Parte 10

March 11, 2017

 Outro elemento importante na fotografia é a escolha do cartão de memória, onde serão gravadas as imagens. Embora existam vários tipos de cartões, atualmente, o cartão tipo SD passou a ser uma excelente e segura opção para câmeras fotográficas e filmadoras. Estes cartões, oferecem além da segurança, a velocidade de leitura suficiente para a execução de um trabalho fotográfico. Existem diferentes configurações dos cartões SD, por isso, é preciso conhecer suas características, que vão desde cartões mais simples, sem segurança e sem velocidade, até os que podem oferecer condições para um trabalho seguro. Ao adquirir um cartão SD, deve ser levado em conta as seguintes características:
1-Na parte superior, geralmente do lado esquerdo vem o número que indica a "velocidade de leitura" por mb/s. O cartão acima tem uma velocidade de leitura de 80 mb/s.  
2- Observe o número localizado na margem direita. O número 1 ( no cartão acima ) significa que é indicado para filmagens até em full HD. O número 3  é indicado para filmagens 4 K.

3- Ao lado, existe o número que indica a classe do cartão de memória. O máximo é "classe 10", como mostra a imagem acima. Não existe superior. Classe 10 influencia na  velocidade de leitura  e segurança em em relação a qualidade do cartão. 

4- A capacidade de armazenamento fica a escolha. O uso de 16 ou 8 GB são boas opções

5- Existem excelentes marcas comerciais disponíveis, como a SanDisk, Sony e outras
O ideal, é observar no manual da câmera, sua velocidade máxima de leitura. No entanto, mesmo em câmeras com velocidade de leitura menor, a segurança que estes cartões oferecem, para que não se percam imagens, compensa comprar com velocidade de leitura superior a que a câmera pode alcançar. Velocidades baixas podem indicar um cartão de menor segurança,

Nas fotografias odontológicas, que são feitas lentamente, pois existe o preparo do paciente entre uma foto e outra, o fator "velocidade de leitura" passa a ser de menor importância, ao contrário,  de sucessivas fotografias feitas em atividades esportivas. Porém, a segurança destes cartões, justificam seu uso. Na odontologia a velocidade de leitura se verifica na rapidez com que as imagens são gravadas no computador. 

 

 

Please reload