Macro fotografia em Odontologia. Se treina. Parte 12

March 15, 2017

DETALHES PRÁTICOS

 Para a fotografia macro, na Clínica Odontológica, alguns pequenos detalhes devem ser observados, a fim de  conseguir associar os resultados técnicos, com os estéticos. Da mesma maneira que deve ser feito para fotografias macro de pássaros ou outros pequenos objetos, em que a estética é importante. Em Odontologia, deve-se ter um protocolo, o qual, deve ser determinado pelo próprio profissional, e varia de acordo com sua necessidade e especialidade, conforme a mensagem que o Cirurgião Dentista deseja transmitir a outros, através de fotografias tradicionais ou artísticas, para um recurso didático em sala de aula, para ser adicionada em um livro ou artigo, e até mesmo, para uma documentação legal. Neste caso, para uma documentação legal, é importante que a fotografia seja feita em "Raw", assim poderá ser guardada indefinidamente sem que ocorra alterações em sucessivas cópias.  Fotografias em RAW apresentam arquivos  grandes e as fotos precisam ser editadas antes do uso. Após a edição pode ser salva em JPEG. As originais em RAW ficam arquivadas. Uma opção para quem não deseja editar é fazer a foto em RAW e JPEG. Um profissional  que deseja utilizar fotos para uma documentação legal ou apenas para uma comunicação com seu protético, deverá ter um protocolo diferente daquele que deseja utilizar as fotos para uso didático, ou escrever um artigo ou livro.

Como a cor sofre muita influência de pequenas modificações de luz e do próprio monitor que se está vendo a foto, é desaconselhável usar a fotografia para substituir a escala de cores  para determinar a cor do dente. Neste caso, a fotografia serve apenas como um apoio. A foto deve ser feita com o elemento da escala de cor previamente escolhido, próximo ao dente do paciente. Desta maneira, a fotografia se destaca para análise e comunicação com o protético, em relação a forma, textura e anatomia dos dentes, aspectos da gengiva, procedimentos didáticos e inclusive para documentação legal. No caso da escolha da cor, a fotografia serve como um apoio, ao lado da escala de cores.

Planejamento Estético

As fotografias básicas para planejamento estético são:

Fotografias de face, do sorriso natural e forçado, perfil dos dentes e face, e as intra bucais, como as fotografias em oclusão habitual, oclusais superior e inferior e laterais.

No caso de dúvidas utilize o email existente na página "sobre mim".

 

Please reload