MONTE ALEGRE-  PA

Monte Alegre, em plena Amazônia, no Pará, é assim denominada, devido o aspecto topográfico da região, cercada por serras, montes, vales e cavernas. Sua vegetação, ao contrário da maioria das cidades amazônicas, é composta por serrados e savanas, facilitado pelo solo arenoso, que favorece inclusive a presença de cactos.

O potencial para o ecoturismo e o turismo aventura, é fantástico, com as subidas nas serras e visitas as cavernas, que fazem parte do PEMA, Parque Estadual de Monte Alegre. O parque, foi oficialmente criado em 2001, e abrange o sítio arqueológico mais antigo da América do Sul, com pinturas rupestres com cerca de 12 mil anos.

A cidade é dividida em alta e baixa, suas ruas são limpas e pavimentadas, e possui um excelente porto hidroviário. Os eventos festivos de destaques são: Festival da mandioca,  que ocorre no mês de novembro, e o Círio de São Francisco, padroeiro da cidade, e que acontece em setembro, e faz parte do Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará. O povo monte-alegrense é hospitaleiro e orgulhoso dos encantos da sua cidade. 

PEMA
Serra da Lua
Pinturas Rupestres
Serra da Lua
Caverna Itatupaoca
Caverna Itatupaoca
Cascata das Pedras
Cascata das Pedras
Cascata das Pedras
1/1
Pedra do Pilão
Pedra do Pilão
Pedra do Pilão
Pedra do Cogumelo
Mirante da Cidade
Mirante da Cidade
Rio Amazonas
Cidade
Praça do Pilão
1/1
Gruta ITatupaoca
Escultura da Natureza
Paisagem em 360º
Natureza e Beleza
Escultura da Natureza
O Caminho da Cachoeira
1/1