SANTARÉM: ALTER DO CHÃO

Alter do Chão, uma das praias de rio mais linda do mundo, formada pelo também belíssimo Rio Tapajós, com suas águas cristalinas e quentes, fica cerca de 37 km de Santarém. A denominação Alter do Chão é uma homenagem a cidade portuguesa do mesmo nome. Embora existam outras belas praias em Alter do Chão, o grande destaque é a formada pela "Ilha do Amor", que é constituída por um imenso banco de areia, que em determinadas épocas do ano fica submersa pelo rio Tapajós, até o momento que as águas começam a baixar, por volta do final de agosto, quando a ilha reaparece, com todo seu esplendor, mantendo-se, até por volta de fevereiro, com a subida das águas do Tapajós. 

A principal festa de Alter do Chão ocorre em setembro, com o Festival do Sairé, ou Çairé, como alguns escrevem. A festa se caracteriza pelas músicas folclóricas e a tradicional disputa entre os blocos dos Botos Rosa e Azul, além é claro, das deliciosas iguarias da região.

Alter do Chão, é linda, tanto na baixa, com a praia viva, como nos tempos de cheias, com a ilha submersa e adormecida. São belezas diferentes, com os encantos do Rio Tapajós.

1/1

1/1

Em época de cheia do Rio Tapajós a beleza de Alter do Chão se modifica, e em lugar das praias, que ficam encobertas pela água, nascem outros encantos, como A "Floresta Encantada" na comunidade de Caranazal, um pouquinho mais de 3 km do centro. Nesta época, aproximadamente de fevereiro a agosto, as imagens das praias formadas pelos bancos de areias são substituídas por: espelhos d'agua, flora e fauna típica, raios de sól sobre as águas de igapós, silêncio e ar puro. Difícil é saber qual a melhor época em Alter do Chão

1/1